sábado, 1 de setembro de 2007

Ô SOFRIMENTO!

Convesso, desde já, ser um bibliófilo inveterado, um devorador nato de alfárrábios empuerados a notas de rodapés de bulas médicas.Convesso, porém, como acadêmico, ser uma tarefa um tanto ingrata, pra não dizer cruel, ser leitor em um país em se investe mais em estádios de futebol do que em bilbliotecas públicas,nada contra os boleiros.

E em meio a um zilhão de livros que temos que ler nas academias, e com as míseras moedas que nos sobram dos cafés, as bibliotecas se tornam as principais parceiras no árduo caminho torpo dos estudantes. E pensando em desfrutar de uma boa leitura, não a acadêmica, mas a literária, recorro sempre as poucas bibliotecas públicas que nos sobram.E sempre que adentro no prédio de livros empuerrados, olho o velho dorian sentado de cabeça baixa a comtemplar um livro que nunca sai da mesma página, tal uma estátua , ou seria ele uma? bem.....sei lá!

Divagando entre as prateleiras, anotando, olhando de lado, de frente, sentado , encontro um livro que há muito procurava e resolvo me dar o luxo de lê-lo nos poucos momentos de folga.Um lindo Grabriel Marcia Marques " aos seis anos de idade tive que abandonar minha educação para ir para a escola, a primeira frase do livro "

Resolvo levá-lo, eis que me surge uma tecnocrata que me olha de por cima de um piciné, depois daí , amigo...abaixo reproduzo o fatídico diálogo!

- Nome? pergunta-me.

-Stênio urban.......

- Profissão?

-Estudante de comunicação...(me interrompe novamente)

-O nome do livro é...é...é...(vacila)

-Viver para contar!(socorro-a)

-Cortar?

-Contar,Gabriel Garcia Marques( a corrigo novamente)

-Nunca ouvi falar...(eu já havia percebido)

olha-me de reto e diz:

-Errei, havia colocado o nome do tradutor!

completando e meus dados:

-Estado civil?

-Solteiro

Pergunto a interrogante:

-Os dados que já existam no meu cadastro não são suficientes?

-Não!

Para ser mais exato, passo quinze minutos e dezesseis segundos preechendo uma ficha que pedia desde o número da casa ao do CPF.Ela saiu da sala e voltou com uma outra ficha ,essa um termo de conduta e responsabilidade.

-Tem que devolver o livro em sete dias!

-certo.

-não rassure, não amasse, não empreste a terceiros!

-certo.

-está ciente que se não cumprir os termos terá a carteira suspensa e pagará pelos danos do mesmo!

-certo, estou!

chego em casa.ponho o livro em cima de uma pinha de de tantos outros que tenho que ler e me pergunto: porque não aprendi jogar futebol meu Deus!

Nenhum comentário: